O que é Inbound Marketing?
A estratégia de Inbound Marketing nada mais é que um conjunto de estratégias que tem como intuito atrair os clientes voluntariamente a fim de que convertam a compra.
Ele vai ao contrário da técnica de Outbound que é a mais utilizada pelas empresas, que consiste na captação ativa de clientes.
O Inbound Marketing é baseado no relacionamento com o consumidor, através de uso de estratégias como Marketing de Conteúdo, SEO, Mídias Sociais, entre outras, fazendo com que o cliente vá ao encontro da sua marca de forma espontânea e com interesse pelo seu produto.
A metodologia do Inbound Marketing é dividida em 04 etapas:
- Atração: Aproximar os potenciais clientes da marca, para que possam se identificar e se tornarem visitantes frequentes
- Conversão: Após os clientes se tornarem visitantes frequentes, o ponto principal nessa fase é adquirir um lead através de CTA, landing pages, entre outros para que a empresa faça contato.
- Finalização: É a etapa para efetuar a conversão do lead, através de ferramentas como a de Automação de Marketing.
- Fidelização: Temos que lembrar que um cliente satisfeito sempre volta, e divulga para outras pessoas. Há alguns meios de efetuar essa fidelização, como: Pesquisas de Satisfação, Conteúdos parecidos com o serviço/produto adquirido, engajamento nas redes socais, entre outros.
Como ele pode ajudar a empresa?
Os clientes necessitam e sentem falta de conteúdo e informações sobre a marca e produto, eles costumam ser impactados somente com venda direta e não geram interesse ou sensação de necessidade. O Inbound Marketing é a estratégia ideal para essa geração de conteúdo e interesse.
O Inbound Marketing atrai um público em potencial e segmentado para a sua marca, o que aumenta a possibilidade da conversão final. Além disso, costuma ser em torno de 63% mais barato do que o Outbound Marketing.
Resumidamente, essa estratégia é importante, pois consegue criar uma autêntica rede de clientes que pode ser feita de muitas maneiras e no momento que desejar, para avivar a interação e o engajamento da marca.