Será que a objetividade pode transformar números e definir crescimento em vendas? Eu busco vender o que meus clientes precisam, ou simplesmente empurro soluções que não necessariamente serão adequadas àquele público? Esses questionamentos podem definir o crescimento das suas vendas, se você os fizer e analisar suas respostas com cuidado, adotando algumas dicas que daremos em seguida.
O primeiro passo para que você conheça e entenda as necessidades do seu cliente é o atendimento personalizado. Através dele você consegue identificar os pontos críticos com relação a eles, o que o aflige e o que seria um fator decisivo para a compra. Neste primeiro momento você não deve falar de você; ouça e tente captar sinais de indecisão ou dúvida.
A partir do momento em que seu cliente demonstrar que possui dúvidas, chegamos no ponto de questionar; perguntar quais as necessidades, tirar dúvidas se elas surgirem (mas não precisa ser tão técnico agora, ok?), entender o porque daquela compra e tentar obter o máximo de informações da real necessidade (que é diferente de desejo).
Após conhecer tudo o que seu cliente deseja com aquela compra, chegou o momento de mostrar a ele porque o seu produto/serviço é o mais indicado para ele naquela situação. Neste momento, evite falar do concorrente; mostre os seus benefícios sem compará-lo. Deixe o canal aberto para perguntas e até mesmo, para uma decisão posterior. O fato de não pressionar o cliente e demonstrar “desespero” pode torná-lo um fiel consumidor, pois com você, ele sabe que tem liberdade em comprar sem se sentir pressionado.
Se sua equipe estiver preparada e puder desempenhar essas dicas, tenha certeza de que eles conhecerão melhor sua base de clientes e os números de vendas aumentarão. Um cliente bem atendido será um promissor da sua marca e sabemos que a indicação é a melhor propaganda para sucesso em vendas!
Boa sorte!