Quase sempre em entrevistas de empregos essa é uma das questões mais difíceis de responder. Quando você almeja um cargo, a tendência é de que a resposta seja genérica como “em um cargo de liderança” ou “como CEO da empresa”, entre outras. Mas você já se perguntou como os empresários respondem a essa questão, quando falamos de negócios?
A projeção de 3, 5, 10 anos quando falamos de uma empresa depende dos macro e microambientes em que ela se encontra. Digamos que, uma crise externa política e/ou financeira ou até mesmo um descontrole interno, por exemplo, podem tornar os planos de futuro um pouco mais distantes do que se imaginava. Esses são alguns dos desafios diários que os empresários convivem e precisam vencer, para que consigam não só projetar, mas também executar.
Por isso, uma dica que podemos dar se chama Planejamento Estratégico. Com ele é possível prever algumas alterações no mercado, analisar tendências e principalmente, antecipar os riscos. É claro que existem cenários que são muito mais difíceis de determinar, mas de um modo geral, se a empresa costuma caminhar lado a lado com o mercado, buscando inovações, investimento em tecnologia e delimitando seus passos às possibilidades, a probabilidade de ser afetado por uma crise torna-se menor, ou ao menos mais próxima de ser contornada.
Um dos controles que também é muito importante e deve ser feito periodicamente é através de análises internas, ou seja, do microambiente. Entender as necessidades que os funcionários possuem, ou até mesmo, quais são os maiores problemas das operações internas, impacta diretamente no caminho que a corporação deseja trilhar para o negócio. Uma empresa só é saudável para o mercado se a saúde interna estiver em dia e isto é primordial para o sucesso das projeções e objetivos futuros.
Nós da GWTI temos tecnologias e muitas outras dicas para que você consiga adequar o seu cenário e preservar a saúde da sua empresa. Entre em contato e fale com um de nossos consultores.